sábado, 7 de abril de 2012

StephenieMeyer Inocentada


Stephenie Meyer Inocentada: Processo Encerrado.

Alguns meses atrás nós cobrimos a história de Jordan Scott (aspirante à cantor, compositor, roterista, modelo, novelista e ator) que dizia que Stephenie Meyer teria plagiado ‘AmanhEcer” do romance de Jordan Scott ‘The Nocturne’. Nós postamos uma análise caso-a-caso para saber (além do obvio fato de que há uma semelhança entre os textos) se isso era impossível baseado nas datas dos direitos autorais e outros fatos.
Essa foi a segunda história sobre plagio em 2009. A primeira história sobre Stephenie ter plagiado um romance de uma colega de quarto da faculdade era um boato de internet totalmente sem mérito.
Bem, parece que o juiz concordou como o que sempre achamos sobre as alegações de Jordan Scott. Hachette Books, uma companhia parceira da Little Brown que publicou os romances da Saga Crepúsculo, publicou uma declaração:
“O Excelentíssimo Senhor S. Wright II da Segunda Corte dos Estados Unidos jugou a favor de Stephenie Meter e Hachette Book Group e declarou infundadas as acusações de Jordan Scott sobre infração de direitos autorais.
Em sua sentença, o Juiz Wright declarou que os dois trabalhos tem algumas semelhanças e que os ‘personagens nos dois trabalhos eram bastante diferentes.’ A decisão criticou Scott por “‘absurda apresentação de alegação de similaridades’ e ressaltou que ela “por duas vezes manipulou aspectos do trabalho subjetivo para criar uma aparência de similaridade.”
Enquanto uma tentativa de subir às custas do sucesso de alguém não é uma novidade, é encorajador que a corte e o publico não foram enganados tão facilmente.
Esse julgamento confirma o que todos nós já sabíamos o tempo todo – Amanhecer é um trabalho totalmente original de Stephanie Meyer e que isso foi um processo frívolo realizado pelo o propósito de trazer noteriedade às aspirações pessoais da queixosa. Hachette Book Group e Stephenei Meyer estão felizes em poder deixar esse caso para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário